Interessada na apresentação pública de criações dos nossos dias, na interação entre intérprete e compositor e na certeza que cada obra trará novos desafios, Clara Saleiro, flautista, tem dedicado parte do seu trabalho à música contemporânea. Membro fundador de Noviga Projekto, duo de flauta e percussão, e flautista desde 2016 de Vertixe Sonora Ensemble (Espanha), estreia todos os anos dezenas de obras de compositores com quem trabalha diretamente e tem participado em diversos festivais de música contemporânea. O ano de 2019 inclui a participação no Impuls, nos festivais ENSEMS, Resis, Música Viva, FIMPV, Phona, no Flute: Hands on Research, bem como concertos na Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Portugal e Suiça.

Clara colabora regularmente com orquestras clássicas e sinfónicas, com a Banda Sinfónica Portuguesa e em variadas formações de câmara.

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música S. Pio X de Vila do Conde, sua terra natal. O seu percurso académico segue-se por instituições como a Artave, ANSO - Metropolitana, Universidade de Aveiro e Royal Academy of Music, em Londres. Especializa-se em música contemporânea no estúdio particular de Stephanie Wagner (Remix Ensemble) e na Kunstuniversität Graz, na Áustria, onde realiza uma pós-graduação com o Klangforum Wien.

Julho 2019