Interessada na apresentação pública de criações dos nossos dias, na interação entre intérprete e compositor e na certeza que cada obra trará novos desafios, Clara Saleiro, flautista, tem dedicado parte do seu trabalho à música contemporânea. Membro fundador de Noviga Projekto, duo de flauta e percussão, e flautista desde 2016 de Vertixe Sonora (Espanha), tem estreado numerosas obras de compositores com quem trabalha diretamente e participado em diversos festivais de música contemporânea. O ano de 2019 inclui a participação no Impuls, nos festivais ENSEMS, Resis, Música Viva, FIMPV, no Flute: Hands on Research, bem como concertos na Áustria, Eslovénia, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Clara colabora regularmente com orquestras clássicas e sinfónicas, com a Banda Sinfónica Portuguesa e em variadas formações de câmara.

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música S. Pio X de Vila do Conde, sua terra natal. O seu percurso académico segue-se por instituições como a Artave, ANSO - Metropolitana, Universidade de Aveiro e Royal Academy of Music, em Londres. Posteriormente aprofunda os seus conhecimentos no estúdio particular de Stephanie Wagner (Remix Ensemble).

Atualmente, Clara realiza uma pós graduação em Performance Practice in Contemporary Music com o Klangforum Wien na Kunstuniversität Graz, na Áustria.

Janeiro 2019